Dúvidas frequentes

  • Autobronzeadores fazem mal à pele? Como usá-los sem ficar manchada?

Os cremes autobronzeadores não fazem mal à pele. A aplicação, realmente, é um pouco difícil e deve ser feita com atenção. O ideal é começar com pequenas quantidades e tentar passar o creme de maneira uniforme, lembrando-se dos detalhes (orelhas, nuca, etc.) e, caso necessário, solicitando auxílio para as áreas mais difíceis. Outro detalhe importante: cuidado com a palma das mãos – elas deverão ser lavadas imediatamente após a aplicação.

  •  Tratamentos noturnos para cabelo realmente funcionam?

Sim, alguns produtos realmente funcionam, principalmente pelo tempo em que ficam nos cabelos.

  •  Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?

As pontas dos cabelos, depois de algum tempo, começam a se partir, a se dividir. Isso dá um aspecto opaco, quebradiço. As pontas devem ser aparadas para remover essa parte, mas não influenciam na qualidade do fio como um todo.

  •  Afinal, touca térmica beneficia ou prejudica a hidratação dos fios?

A touca térmica, usada corretamente, auxilia na penetração dos cremes e outros produtos para tratamento dos fios. Ela acelera o processo. Caso prefira não usar a touca térmica, basta deixar o creme ou máscara em contato com os cabelos.

  •  O que fazer quando a pele estiver descascando?

A pele pode descamar por vários motivos – é preciso consultar um dermatologista para verificar o que está ocorrendo. Alguns cuidados básicos podem ser tomados, como não puxar as casquinhas, não usar produtos abrasivos ou esfoliantes e não tomar sol no local. Procure hidratar a pele, borrifar água termal e usar cremes reparadores ou cicatrizantes, como Cicalfate, Cicamel ou mesmo Bepantol creme. Siga sempre as orientações do seu dermatologista.

  •  Usar creme anti-idade indicado para idades mais avançadas faz mal?

A princípio, não faz mal. Os cremes indicados para idades mais avançadas, em geral, podem apresentar concentração um pouco maior das substâncias ativas e tendem a ser mais emolientes, mais cremosos. A pele madura é mais seca, menos hidratada – os cremes para esse tipo de pele auxiliam na recuperação dessa hidratação. A pele jovem apresenta necessidades diferentes. Seu médico poderá indicar o produto adequado para sua pele.

  • A luz da tela de computadores e a “luz fria” de escritórios causam o envelhecimento da pele?

Há estudos sobre o efeito da luz e das demais radiações sendo realizados no mundo todo, e as orientações evoluem de acordo com os resultados publicados. O consenso atual é que são necessárias muitas horas de exposição a este tipo de luz para afetar a pele. Entretanto, estudos recentes demonstraram que até mesmo a luz visível (claridade) influencia a pele, de forma que o uso apenas de filtro solar não é suficiente para protegê-la, já que protegem contra os raios ultravioleta A e B. Para proteção contra a luz visível é necessário usar protetores físicos, de barreira, como os pós compactos, bases e filtros específicos. Participei de uma palestra em que um físico demonstrou, com ajuda de um aparelho, que a lâmpada fria não emitia radiação UV devido à tinta branca usada no vidro. Mas a luz visível, a claridade que a lâmpada dá, pode afetar a pele.

  • Cremes podem acabar de vez com a celulite?

Infelizmente, não. A “celulite” é um padrão de distribuição de gordura no corpo da mulher, que é diferente do padrão masculino. Ainda não há um método totalmente eficaz para tratar a “celulite”. Sempre digo que são necessárias três coisas: alimentação adequada, atividade física e… todas as outras alternativas existentes! Afinal, se houvesse algo realmente eficaz, não seríamos bombardeados o tempo todo por propagandas de tantos cremes, aparelhos e remédios! Os cremes, assim como alguns procedimentos, podem ajudar muito, mas não são milagrosos. Os cremes aumentam a qualidade da pele, a circulação sanguínea, a hidratação, contribuindo para melhora do aspecto da área tratada.

  •  Usar óleo de amêndoas para hidratar a pele evita as estrias da gravidez?

As estrias surgem pelo estiramento e ruptura da pele devido a um aumento rápido em volume ou comprimento. O uso de cremes e óleos ajuda a prevenir o surgimento das estrias, mas elas podem surgir mesmo tomando-se todos os cuidados.

  •  Bebês podem usar filtros solares?

Os bebês acima de 6 meses de vida podem usar filtros solares específicos para crianças. Antes dessa idade não é recomendado o uso de filtros.

  • Depilação com cera provoca flacidez na pele? 

A tração exercida pelo puxar da cera pode levar à flacidez de pele.

  •  Banhos quentes aumentam a oleosidade da pele?

Banhos quentes podem remover a oleosidade da pele de forma excessiva, deixando-a ressecada e desprotegida.

  •  Qual é a causa do aparecimento de verrugas?

Há vários tipos de “verrugas”. As verrugas virais são causadas por vírus (Papilomavírus humano ou HPV) e, portanto, são contagiosas.

  •  Milium: como tratar e evitar essa bolinhas chatas?

O milium é um pequenino cisto formado na parte mais superficial da pele, a epiderme. É uma “bolsinha”, com conteúdo amarelado ou brancacento, muito comum em recém-nascidos. Podem surgir espontaneamente (milium primário), no decorrer de certas doenças de pele ou após trauma ou abrasão da pele (milium secundário). A remoção é feita com a ponta de uma agulha fina, que serve para fazer uma pequena abertura no cisto, seguida da remoção do conteúdo. Existem medicamentos, como os retinóides, que evitam o surgimento dessas lesões.

  •  Passar Hipoglós no rosto é bom para melhorar manchas e hidratar a pele?

O Hipoglós contém, em sua formulação, vitaminas A e D, que podem trazer benefícios para a pele, mas possui também óleos, que podem obstruir os poros e desencadear quadros de acne.

  •  Gostaria de saber se cremes anti-age (uso o Chronos da Natura) realmente cumprem o que prometem: firmeza, elasticidade, melhora de sinais, menos manchas. Até que ponto os cremes ajudam? (Guilhermina)

Os cremes ajudam – alguns mais, outros menos. Depende das substâncias ativas presentes, concentrações e associações de produtos. Os medicamentos, prescritos pelo dermatologista, têm geralmente concentração mais alta dos ativos, trazendo benefício maior e em menor tempo.

  •   Olá! Tenho duas dúvidas: Estou fazendo aplicações de carboxiterapia no rosto; ajuda mesmo? E a outra dúvida também é a respeito dos cremes anti-age (o meu é o Gènifique Repair, da Lancôme). Um beijo e obrigada! (Walkíria)

A carboxiterapia utiliza o gás carbônico (CO2) para causar uma leve reação inflamatória na pele e estimular a circulação sanguínea no local tratado. Não há comprovação científica sobre esse tratamento, mas muitas vezes pode-se perceber uma melhora da firmeza da pele.

Os cremes ajudam – alguns mais, outros menos. Depende das substâncias ativas presentes, concentrações e associações de produtos. Os medicamentos, prescritos pelo dermatologista, tem geralmente concentração mais alta dos ativos, trazendo benefício maior e em menor tempo.

  •  Minha dúvida é sobre essas pintas altas ou verruguinhas que aparecem em mim, que eu detesto! Tem como evitar o aparecimento delas? Qual o melhor tratamento? Obrigada! (Flávia)

Flávia, essas “verruguinhas” podem ter diversas causas: podem ser virais, podem ser genéticas ou um aumento de tamanho de algumas estruturas da pele. É preciso saber a causa dessas lesões para indicarmos um tratamento adequado.

  •   Eu gostaria de saber se acne, depois dos 20 anos, é melhor ser tratado com remédios (agindo de dentro pra fora) ou creminhos ”milagrosos” que compramos em qualquer farmácia? Qual o melhor tratamento a fazer? Beijocas, obrigada! (Helena)

Helena, a acne da mulher adulta pode ser tratada de diversas formas – com medicamentos tópicos e/ou orais. A escolha do tratamento será feita de acordo com cada caso. Duas boas opções são o anticoncepcional oral e a isotretinoína oral. Ambos têm ótimos resultados e são indicados nos casos de acne que se estendem até a idade adulta.

  • Estou com o mesmo problema da Flávia.  Apareceram na minha pele algumas verrugas nas costas…  Mas a minha pergunta é sobre estrias. Começaram a aparecer estrias de cor escura na minha coxa, não coça. O que posso fazer para minimizá-las? Obrigada. (Ana Elisa)

As estrias são cicatrizes lineares que surgem quando há um estiramento da pele. Ao surgirem, são avermelhadas, rosadas ou mesmo violáceas. Este é o melhor momento para tratá-las, quando ainda são recentes. Os tratamentos obtêm os melhores resultados se iniciados nessa fase, e consistem em uso de cremes, ácidos, peelings e outros procedimentos, como laser e luz intensa pulsada, por exemplo. Todas essas opções de tratamento podem ser utilizadas, combinadas entre si ou isoladamente. Com o passar do tempo, ficam esbranquiçadas, mais claras ou mesmo da cor da pele – é possível realizar tratamentos também empregando medicamentos e procedimentos, como na fase inicial, mas a melhora é menor. É importante consultar um dermatologista para orientá-la sobre o melhor esquema de tratamento para o seu caso.

  •   Já usei Klassis há um tempo atrás para manchas, posso usá-lo na região dos olhos para clarear olheiras (em creme)? Usei 3 dias seguidos,  não deu alergia, mas ficou mais sensível o lugar. Posso continuar passando? (Fernanda)

Prezada Fernanda, o Klassis, assim como diversos outros produtos para pele e região dos olhos, contêm, em sua formulação, substâncias que podem sensibilizar, diminuir a espessura da pele. Se realmente não houve reação alérgica, sugiro manter o uso, porém reduzindo a quantidade e aplicando o creme com o dedo mínimo ou anular, de maneira bem suave. Outra sugestão: nas primeiras semanas, use em dias alternados. Caso essa sensibilidade se mantenha, ou surjam outros sintomas, procure o seu médico.

  •  Dra, muitas clientes minhas (sou maquiadora) perguntam se aquelas marcas de acne têm solução? Se tem, a solução existente apenas melhora a aparência da pele ou dá pra ficar com a pele lisinha? (Brena)

Sempre podemos melhorar as cicatrizes, decorrentes de acne ou não, mas ninguém pode garantir que a pele ficará como era antes da cicatriz. As cicatrizes de acne têm uma particularidade: são de diversos tipos, no mesmo local, juntas umas das outras. Sendo assim, o tratamento muitas vezes necessita de técnicas diferentes para cada tipo de cicatriz, uma combinação de procedimentos como peelings, correções cirúrgicas e lasers, entre outros. Atualmente, há lasers fracionados que tem trazido excelentes resultados para correção de cicatrizes. São necessárias algumas sessões (de3 a6, em média) de acordo com cada caso.

  •  Carboxiterapia resolve para estrias? Esse deve ser realizado apenas por médicos ou pode ser feito em clínicas aleatórias? (Bruna)

A carboxiterapia utiliza o gás carbônico (CO2) para causar uma leve reação inflamatória na pele e estimular a circulação sanguínea no local tratado, favorecendo a produção de colágeno, principal fibra responsável pela sustentação da pele. Não há comprovação científica sobre esse tratamento, que é usado há vários anos.

  •   Tomo anticoncepcional há alguns anos, mas mudei recentemente e optei por um com menor quantidade de hormônios (de Yaz para Mínima). Depois disso, minha pele encheu de acne… Pode ter alguma relação? Devo voltar a tomar Yaz novamente para minha pele melhorar? (Alessandra)

Sim, a mudança de anticoncepcional pode ter relação com a alteração da pele. Essas mudanças costumam acontecer principalmente nos primeiros meses de uso do anticoncepcional, melhorando com o tempo. Além disso, há alguns anticoncepcionais que tem atividade antiandrogênica, contribuindo para diminuir a oleosidade da pele e a acne. Procure seu ginecologista e converse sobre seu caso.