Olheiras: saiba por que elas aparecem e como evitá-las

Os corretivos são tão populares na maquiagem porque prometem cobrir as famigeradas olheiras – um problema que  homens e mulheres já tiveram em algum momento da vida. Livrar-se delas parece tão fácil quanto ter uma boa noite de sono, porém, é certo que nem todo mundo tem essa facilidade em acordar sem as manchas embaixo dos olhos.

As olheiras aparecem por muitos motivos, que vão da genética até questões vasculares e de melanina da pele. A maioria da população possui olheira mista (de origem pigmentação e vascular). Grande parte dos brasileiros tem uma pele intermediária (fototipos 3 e 4), morena clara, que se pigmenta sob exposição ao sol. E é claro que noites mal dormidas, alimentação e estresse interferem na parte vascular, dando um aspecto mais escuro também.

Como a pele abaixo dos olhos é muito mais fina e delicada do que no restante do rosto, é natural que ela esteja sujeita a outros fatores que não afetam o restante da pele (como a oleosidade e a acne, por exemplo), ao mesmo tempo que é mais sensível e precisa de mais cuidados. A frouxidão da musculatura orbicular ocorre antes das demais musculaturas da face (tanto que as primeiras rugas que notamos são os pés de galinha) e deve ser prevenida ainda em idade bem jovem (por volta dos 30 a 35 anos) com cremes, lasers e preenchimento para que não se acentue demasiadamente ao longo dos anos.

O importante é a prevenção

Na hora de cuidar do rosto, é essencial que você tenha uma rotina de cuidados específica para essa área, a fim de evitar o aparecimento das olheiras. A dica é hidratar, de duas a três vezes ao dia, porque é uma pele muito seca e sensível.

Consultar um profissional é importante justamente para saber qual a melhor maneira de hidratar a sua pele, já que cada mulher tem uma necessidade, e seguir um padrão de aplicação para manter a região sempre em dia – e prevenir a área do envelhecimento precoce e da pigmentação por causa da exposição ao sol.

Outros tratamentos

É impossível acabar de vez com as olheiras, já que elas podem aparecer sempre que você dormir mal ou estiver muito estressada, porém, existem tratamentos mais efetivos para lidar com elas e amenizá-las a ponto de não mais incomodar na aparência.

Uma opção é a radiofrequência Exilis, que melhora a flacidez da região. A pele flácida, normalmente, tem um aspecto pior de pigmentação e vascular, o que significa que ela fica mais escura e com os vasos sanguíneos mais aparentes, e a aplicação da radiofrequência com a ponteira pode ajudar a reverter esse caso.

Para disfarçar as olheiras, a maquiagem pode ser uma solução temporária, porém há tratamentos estéticos com ótimos resultados, como o preenchimento com ácido hialurônico e sessões de laser. O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, presente principalmente na pele. Ele melhora o aspecto das olheiras, diminuindo o desnível entre elas e as bochechas. Além disso, o ácido hialurônico estimula a formação de colágeno e diminui a transparência da pele, deixando os vasos menos aparentes.

Para o caso de uma olheira causada por pigmentação,  é possível fazer uso do tratamento via Elektra, um laser fracionado associado à luz pulsada, que vai equalizar a tonalidade da pele. Neste caso, as sessões podem ser ministradas alternadamente ou no mesmo dia.

Um outro tratamento extremamente seguro e que não danifica o tecido é o Erbium, que tem como objetivo melhorar a produção de colágeno de dentro para fora e também melhorar a flacidez da região, melhorando o aspecto da região como um todo. Por ser um laser de tecnologia smooth, ele pode ser aplicado mais vezes sobre a mesma área, sem causar danos.

 

Fonte: Marie Claire

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s