Cuidados com a pele no Carnaval

Assim como em outras épocas do ano, o uso do protetor solar nos dias de folia é fundamental, além dos cuidados com roupas e calçados.

No Carnaval, os foliões querem aproveitar cada momento ao máximo, mas nem sempre isso é positivo. Algumas pessoas nos momentos de euforia, acabam até esquecendo os cuidados que devemos ter durante essa época, principalmente com o sol.  Segundo a dermatologista Adriana Biagioni, esquecer-se de proteger do sol e ter uma exposição exagerada a ele, podem causar insolação e queimaduras de pele, além do risco de manchas e câncer de pele no futuro.

Por isso, a especialista ressalta que é preciso evitar sempre a exposição exagerada ao sol e procurar áreas com sombras, aplicar e reaplicar o filtro solar. “O fator do protetor solar que devemos usar varia de acordo com a cor da pele. Em peles mais claras precisamos de fatores mais altos, como FPS 45 ou superior. Já pessoas de pele mais morena ou negra podem usar fatores mais baixos, em torno de 20 ou 30. Tão importante quanto passar o filtro é lembrar de reaplicar e saber que o uso do filtro não é passaporte para tomar sol liberado”, explicou Adriana.

Além disso, a dermatologista lembra da importância de usar o protetor labial. “A pele dos lábios também sofre com a radiação solar e pode inclusive desenvolver câncer de pele. As mulheres costumam se proteger mais pelo uso dos batons, que acabam formando uma barreira protetora”, explicou.

Cuidados redobrados

Para Adriana, a hora de escolher a fantasia também é importante para ajudar a proteger do sol. “Prefira usar roupas mais frescas, leves e que ofereçam proteção à pele, principalmente no caso de quem for ficar muito exposto às radiações solares, tendo sempre como aliados um chapéu ou viseira, óculos escuros e filtro solar. Além disso, para manter a saúde da pele, observe se a roupa está limpa (no caso de alugueis ou empréstimo). Já com os calçados fechados, não permaneça por muito tempo com eles úmidos, pois propiciam a proliferação de micoses”.

“Não basta apenas proteger a pele com protetores e roupas adequadas. Para curtir os dias de Carnaval abuse na hidratação, que também é um fator importante para manter a pele e o corpo saudável, além de uma alimentação leve e nutritiva”, completou a especialista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s