Como clarear áreas escuras da pele?

Áreas como axilas, virilha e as coxas costumam escurecer com o passar dos anos. Alergias, depilação com lâmina, assaduras, irritações por rejeição a cremes, também podem escurecer a pele.

As manchas na pele afetam uma grande parte das pessoas e muitas delas sentem-se bastante incomodadas com as marcas que ficam no rosto ou alguma outra parte do corpo. Com o passar do tempo, áreas como axilas, virilha e as coxas costumam escurecer em relação ao tom normal da pele. Isso é comum uma vez que essas regiões se localizam na parte interna dos membros e por isso sofrem maior atrito, o que pode ocasionar irritação e hiperpigmentação. Além disso, alergias, depilação com lâmina, assaduras, irritações por rejeição a cremes, também podem escurecer a pele.

Adriana Biagioni, dermatologista, explica que especialmente após a adolescência e em algumas situações específicas como a gravidez, por exemplo, a pele já começa a escurecer, uma vez que nos dois casos, os hormônios estimulam a produção de pigmento. “Na gravidez, pode ocorrer tanto o escurecimento de pintas ou sardas preexistentes, quanto o surgimento de novas lesões, além do aparecimento de uma linha escura no abdome, hiperpigmentação de cicatrizes, axilas e virilha”.

O melasma também é muito frequente na gravidez, especialmente após o primeiro trimestre. “Ele surge no rosto e mais raramente em outras regiões do corpo, que recebe uma influência hormonal importante e piora muito com a exposição solar, por menor que seja”, declarou Adriana.

Ela acrescenta que outras causas também podem levar ao escurecimento da pele. “Áreas como axila e virilha podem escurecer devido à prática da depilação. Já as coxas, por ser uma área de atrito, pigmentam-se devido à irritação, como um reflexo de defesa da pele, ou após inflamações e infecções.

Tratamentos para homens e mulheres

A especialista ressalta que esse problema pode atingir homens e mulheres e que pessoas de pele negra apresentam um escurecimento com mais facilidade, já que a produção do pigmento é maior. Para tratar, a dermatologista esclarece que dependendo do tipo de mancha e da localização, peelings e sessões de laser podem auxiliar a acelerar o clareamento. “Usamos substâncias clareadoras, muitas vezes combinadas. Em certos casos, é preciso tratar a condição que está levando a pele a apresentar manchas, como a acne, as dermatites e outras doenças que podem escurecer a pele. Se o quadro não for tratado corretamente, as manchas continuarão a aparecer”.

Mas, muitas pessoas recorrem a diversas receitas caseiras para tentar eliminar as manchas escuras, mas a médica alerta que é preciso cuidado.“Limão com açúcar, argila, aveia, fubá e tantas alternativas caseiras podem acabar piorando a situação. É preciso consultar um especialista para ter um diagnóstico preciso e receber o tratamento adequado para cada tipo de pele. A melhor forma de prevenir é usando filtros solares adequados e evitando exposição ao sol, à luz (telas de computador, por exemplo) e ao calor”, garantiu Biagioni.

2 comentários Adicione o seu

  1. Jéssica disse:

    Pode fazer, peelings ou Sessão a laser no rosto, quando está grávida???

    Curtir

    1. draadrianabiagioni disse:

      Durante o período de gestação não se recomenda o uso de ácidos nem de laser na pele. As substâncias usadas neste tipo de tratamento podem ser absorvidas pela mãe e, atingindo a corrente sanguínea, alcançando o feto e provocando graves problemas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s