Iº CURSO DE ANATOMIA APLICADA NO BRASIL

Até mesmo para uma simples injeção intramuscular é necessário ter completo conhecimento da área de aplicação, e assim evitar atingir estruturas nobres, como um vaso sanguíneo ou nervos, evitando possíveis complicações. O conhecimento de anatomia é fundamental para a realização de todos os procedimentos médicos e cada vez mais importante para os dermatologistas, mesmo para aqueles que não realizam grandes cirurgias. Os novos tratamentos que envolvem preenchedores, toxina botulínica e volumizações, tornam imprescindível a reciclagem e amplificação dos seus conceitos em anatomia topográfica e estrutural. O conhecimento do processo de envelhecimento que envolve as estruturas da face como ossos, músculos, nervos, artérias,  coxins de gordura e toda sua estratificação, não é mais uma exigência apenas para os cirurgiões plásticos e cirurgiões dermatológicos, pois fazem parte da discussão cotidiana de quem quer trabalhar com estes procedimentos estéticos com seriedade e competência.

Com base neste conceito, e a fim de estimular a qualificação e a capacitação em anatomia para procedimentos dermatológicos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica investiu seus esforços na realização do 1º curso de anatomia em cadáver fresco, que foi preparado de modo personalizado para os nossos dermatologistas.

De acordo com a idealizadora do curso e presidente da SBCD, Dra. Eliandre Palermo, a principal motivacional em promover este curso no Brasil foi tornar mais acessível o conhecimento de anatomia para os colegas dermatologistas. “Tive a oportunidade de participar de um primeiro curso de anatomia nos EUA em 2012 e em seguida fui convidada para dar aulas, para colegas dermatologistas e cirurgiões plásticos brasileiros em mais 4 edições de um curso, ainda nos EUA. Dissecar inúmeros cadáveres frescos, ver de perto todas as estruturas e áreas de risco, saber avaliar a profundidade da aplicação de um produto injetável, ver estruturas como vasos e nervos profundos, que muitos de nós só vimos na faculdade. Foi uma experiência enriquecedora e muito importante profissionalmente, pois a cada curso percebia o quanto isso representava de aprendizado e aperfeiçoamento técnico para a minha prática diária. Depois desta experiência, a ideia era trazer o curso do Brasil. Já existia um curso de anatomia dentro do Curso de Aperfeiçoamento da SBCD desde 2011, mas nada semelhante ao porte e nível de detalhes almejados”.

Em 2015, a SBCD enfim concretiza este projeto e apresenta um curso de alto padrão, onde os dermatologistas “puderam revisar seus conhecimentos em anatomia da face de modo prático e aplicado em cadáveres frescos, com um programa específico e voltado, ao dia a dia, do dermatologista.  Foram dois dias inteiros no laboratório”, conta Dra. Eliandre. Os participantes receberam ainda uma apostila, um atlas de anatomia com fotos e um DVD com a gravação de uma dissecação em cadáver fresco.

O evento se consagrou com um marco histórico para a entidade. “Somos a primeira entidade médica a realizar este tipo de evento voltado especificamente para estudos em anatomia no Brasil e o sucesso do curso nos deixou extremamente gratificados”, conta Dr. Joaquim Mesquita filho, vice-presidente da Sociedade.

Fonte: Revista SBCD (Sociedade Brasileira de cirurgia dermatológica).

 

Curso de Anatomia Aplicada a Procedimentos Dermatológicos
Dra. Adriana Biagioni, no Iº Curso de Anatomia Aplicada a Procedimentos Dermatológicos.

“Voltei muito motivada e empolgada, após o Curso, sempre busco me manter atualizada, mas esse curso superou minhas expectativas e expandiu muito os meus horizontes. Vale a pena faze-lo e eu super indico aos meus colegas Dermatologistas”

Adriana Biagioni. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s