Tratamento para Acne e antibióticos

Acne é um dos assuntos mais lidos e comentados aqui no blog. Portanto, nada melhor que uma entrevista com a Dra Adriana Biagioni para saber o que fazer quando nem os antibióticos dão conta do recado. Será que as bactérias podem ficar mais resistentes e atrapalhar o tratamento da acne?

A dermatologista da Clínica da Pele responde as principais dúvidas sobre o assunto:

 1 – Quando é indicado o uso de antibióticos orais no tratamento da acne? Eles são melhores que os de uso tópico?

Nos casos de acne inflamatória, com presença de pústulas (espinhas de conteúdo purulento). Ambos são eficazes e cada forma de administração (tópica e oral) tem sua indicação.

2-  Fala-se muito hoje em dia sobre resistência bacteriana a alguns antibióticos usados no tratamento da acne. Como isso acontece?

Ao fazermos uso de forma inadequada de um antibiótico, selecionamos as bactérias que sobreviveram a ele, não tendo sido destruídas. Essas bactérias são mais fortes, mais agressivas, e só poderão ser tratadas com antibióticos cada vez mais potentes.

 3- Quais os antibióticos (tópicos e orais), em sua opinião, que oferecem melhor resultado contra a acne?

Há vários no mercado, alguns para uso exclusivamente para algumas doenças de pele, como a limeciclina, e outros, usados também em outras condições, como a tetraciclina, clindamicina, neomicina, gentamicina, penicilina e seus derivados, metronidazol, entre outros.

4- O que você acha da Limeciclina? Os efeitos colaterais são muito fortes?

Os efeitos colaterais são toleráveis, é uma medicação muito usada para o tratamento da acne. Devido ao emprego deste antibiótico direcionado para tratamento de doenças dermatológicas, principalmente acne, é uma ótima escolha pela menor possibilidade de resistência bacteriana.

5- Dizem que o Peróxido de Benzoíla é um dos melhores produtos tópicos contra acne. Qual sua opinião?

Sim, é um medicamento “antigo”, mas que funciona muito bem e continua sendo amplamente usado atualmente. Uma das grandes vantagens é que o peróxido de benzoíla tem também uma ação antibacteriana – apesar de não ser antibiótico. Sendo assim, não induz resistência bacteriana e pode ser usado por períodos mais longos e com segurança.

 6- Como saber se a origem da acne é hormonal? O uso de antibióticos auxilia no tratamento de quem tem, por exemplo, Síndrome de Ovário Policístico?

A acne é uma doença inflamatória da pele e que sofre influência hormonal. Em mulheres, o uso de certos anticoncepcionais orais pode auxiliar no tratamento da acne. O antibiótico pode ajudar em qualquer caso de acne inflamatória, independente da ação hormonal.

 7- Azitromicina e Eritromicina são indicados no tratamento de acne? Sim, são antibióticos que tem indicação também no tratamento da acne.

8- Antibióticos orais devem ser usados em períodos curtos, no tratamento da acne, para evitar resistência bacteriana?

Nem sempre. Muitas vezes os tratamentos com antibióticos orais para acne duram mais de três meses.

 9 – Muitas mulheres reclamam que, ao pararem de tomar anticoncepcional, voltam a ter acne. Qual o tratamento mais indicado nesse caso?

Depende de cada caso, do grau de gravidade da acne, do histórico do tratamento da paciente e da idade.

 10- Quando é recomendado o uso da Isotretinoína, o famoso Roacutan, para tratamento da acne? É só em casos severos da doença ou pode ser recomendado também para acnes de grau 1 e 2?

A isotretinoína oral está indicada também em casos que não apresentam boa resposta aos demais tratamentos convencionais, na acne da mulher adulta, quando há risco de formação de cicatrizes – físicas ou psicológicas, entre outras.

11- Como é feito o tratamento da acne em pessoas de pele sensível, que apresentam alergia a cosméticos e medicamentos de uso tópico?

Atualmente temos um bom arsenal para o tratamento da acne. Entre as opções, além de medicações de concentrações variadas, há o tratamento oral.

 12- Quais os conselhos que você dá, como dermatologista, para quem sofre de acne?

Procure um dermatologista o mais rápido possível. Ele poderá indicar o melhor tratamento, acompanhará a evolução da acne e poderá instituir tratamentos que podem evitar ou minimizar cicatrizes. Não “cutuque” a pele e não deixe que ninguém o faça. Não use medicamentos e cosméticos sem orientação médica, eles podem agravar o caso. Atualmente, temos muitas opções de tratamento para deixar sua pele bonita e saudável!

E você? Tem alguma dúvida sobre como tratar a acne

– See more at: http://blogclinicadapele.com.br/2012/02/dra-adriana-biagioni-fala-sobre-tratamentos-para-acne-resistencia-bacteriana/#sthash.4RuInTu1.dpuf

2 comentários Adicione o seu

  1. Fernanda disse:

    Preciso fazer um tratamento dermatológico.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s