Aplicação do Botox para tratar hiperidrose

Para saber mais sobre a Hiperidrose e quais as formas de tratar o suor excessivo – que tanto incomoda milhares de pessoas, convidamos a Dra.Adriana Biagioni, da Clínica da Pele, para uma entrevista exclusiva:

01 – Como e por que suamos?

O suor é uma forma natural de eliminarmos o calor excessivo do corpo, além de ser responsável pela umidificação da pele e pela excreção de diversas substâncias, como cloreto de sódio, potássio, bicarbonato e uréia, entre outras. O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, localizadas na derme, segunda porção da pele.

02 – Como saber quem é portador de hiperidrose (disfunção que gera suor em excesso)?

A hiperidrose é a produção de suor que excede a necessidade fisiológica do organismo, é a hiperfunção das glândulas sudoríparas, e pode causar constrangimentos, como marcar as roupas, ser interpretado como nervosismo, dificultar o trabalho de quem manipula papéis ou toca certos instrumentos musicais e levar ao isolamento social.  Pode ser primária, quando não há uma causa definida, ou secundária, como ocorre na obesidade, na menopausa e em certos distúrbios endocrinológicos, por exemplo.

03 – Quais são as localizações e principais sintomas da hiperidrose?

AS principais localizações são axilas, palmas e plantas. O sintoma é o excesso de suor, que pode marcar as roupas e até escorrer pelas axilas, mãos e pés.

04 – Quais fatores podem desencadear a hiperidrose?

A atividade física, ambientes quentes, ansiedade. A hiperidrose induzida por fatores emocionais tende a ser localizada nas palmas, plantas e na testa, enquanto a axilar pode ser desencadeada tanto por estímulos emocionais quanto por estímulos térmicos.

05- Quais os tratamentos para a hiperidrose?

A hiperidrose primária pode ser tratada com medicamentos tópicos, como os antiperspirantes e adstringentes, medicamentos orais, os anticolinérgicos, iontoforese, e tratamentos cirúrgicos, além da aplicação da toxina botulínica.

06 – Como é feita a aplicação do Botox para tratar hiperidrose?

A aplicação é feita utilizando uma pequena seringa de agulha fina, na pele, em pontos na área delimitada de sudorese. É rápida e tranquila. Podemos usar anestésicos tópicos e bolsas de gelo para diminuir o desconforto das picadinhas. A ação da toxina começa a ser percebida após alguns dias e tem duração de8 a12 meses.

07 – Como identificar os pontos para aplicar o Botox na hiperidrose?

Utilizamos um teste: passamos iodo em toda área a ser pesquisada. Em seguida, polvilhamos amido de milho. Nos locais onde há suor, ocorre uma reação que deixa o amido escuro.

08 – Quanto tempo dura o efeito do Botox na hiperidrose?

De8 a12 meses.

09 – O Botox pode ser aplicado mais de uma vez para tratar a hiperidrose?

Sim, após o término de ação de uma aplicação anterior e, caso alguma área não tenha respondido de maneira satisfatória ao tratamento, podemos realizar uma complementação após15 a20 dias no local.

10- Após a aplicação do Botox quanto tempo leva para sumir o suor?

Após alguns dias começamos a perceber o efeito, que atingirá sua ação total após o 15º dia. A duração total é de8 a12 meses.

11 – Aplicar botox para tratar hiperidrose causa dor?

Pode haver um desconforto no momento da aplicação, que é feita com uma agulha.

12 – A aplicação do Botox para tratar hiperidrose tem alguma contraindicação?

Sim, não se pode utilizar em grávidas, pessoas com história de hipersensibilidade a algum componente da formulação, doenças como doença neurológica ainda sem diagnóstico, entre outras.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s