Como usar hidratantes faciais

Pele hidratada, protegida da poluição, da radiação solar e dos sinais do envelhecimento precoce. Usar um bom hidratante facial, com FPS, faz muito mais pela saúde da sua pele do que você imagina! Mas, na hora de aplicar o creme, surgem muitas dúvidas que vão desde o tipo indicado até a quantidade e frequência de uso. A seguir, a dermatologista Adriana Biagioni, da Clínica da Pele, esclarece as maiores dúvidas sobre o assunto.

1. Qual a melhor hora do dia para passar o hidratante? 

Em geral, pela manhã, antes do filtro solar, após o banho e sempre que sentir a pele ressecada.

2. A partir de qual  idade é indicado o uso de hidratante?

Desde a infância devemos nos habituar ao uso do hidratante corporal.

 3. Como escolher o tipo de hidratante adequado para cada pele? 

A pele seca pede hidratantes mais concentrados, mais oleosos; a pele oleosa necessita de loções leves, livres de óleo e que contenham ativos que auxiliem no combate ou controle da oleosidade excessiva.

 4. Como deve ser a composição do creme? 

Existem no mercado diversos ativos hidratantes, muitas vezes combinados entre si. A composição do creme deve ser escolhida de acordo com as características da pele. Algumas substâncias não devem ser usadas na pele do rosto, por exemplo.

5. Como deve ser a textura do creme para cada tipo de pele? 

A textura do creme depende da pele – e do gosto de cada pessoa. Há cremes que deixam brilho, outros são opacos, dando efeito matificante; há cremes leves, que não deixam sensação de resíduo na pele, enquanto outros são mais “pegajosos”, mais “pesados”.

6. Peles oleosas ou acneicas também precisam de hidratação?

Sim. Não devemos confundir oleosidade com hidratação. A hidratação diz respeito ao turgor, ao conteúdo de água da pele. A hidratação tópica pode ser necessária.

7. O hidratante com FPS protege contra a radiação solar mesmo? Qual o FPS adequado nesse caso? 

Há no mercado filtros solares contendo substâncias que auxiliam na hidratação e mesmo no tratamento da pele, assim como hidratantes que podem agregar protetores solares. O fator de proteção deve ser avaliado para cada tipo de pele e de acordo com o que se deseja tratar, além das atividades diárias da pessoa.

8. O hidratante deve ser aplicado depois da base da maquiagem? Qual a ordem correta para quem usa hidratante e filtro solar?

O hidratante, para melhor contato com a pele (afinal, é onde queremos que ele atue), deve ser aplicado antes da base de maquiagem. O filtro solar deverá ser aplicado por cima do hidratante.

 9. Qual a quantidade certa de hidratante? Passar uma camada muito fina ou muito grossa atrapalha a eficiência do produto? 

Uma camada muito fina pode não cumprir o objetivo, se a pele estiver muito ressecada, mas não é preciso exagerar. Uma quantidade que dê para espalhar bem, sem deixar acúmulos é suficiente.

10. Existe um movimento certo na hora de passar o hidratante facial?

É importante passar com leveza, sem esfregar a pele. Na testa, os movimentos podem partir das sobrancelhas e ir em direção à raiz dos cabelos; nas bochechas, partir do nariz e seguir em direção às orelhas; no queixo, de um lado para o outro, assim como no buço, ou em movimentos circulares, ao redor dos lábios.

11. Posso passar um creme para o corpo no rosto? 

Nem sempre. Existem algumas substâncias que não são apropriadas para uso na face ou, em alguns casos, devem ser usadas em concentrações mais baixas do que aquelas usadas no corpo.

By Adriana Biagioni

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s